quinta-feira, janeiro 20, 2011

Dia 8 - Visita a prefeitura de Lulea

Eu estou perdendo a contagem dos dias... Vou tentar manter certo. Tá dificil.

Hoje eu tive classe logo cedo. Sueco!!!!
Jad heter Fernanda = Eu me chamo Fernanda. Vad heter du? = Como você se chama?
Nej = Não
Hej = Oi
Tack = Obrigada
Psykolog = Psicólogo

Foi bem bacana voltar a aprender outra língua. Durante a aula, por umas 3x, tive a impressão que estou num sonho. Em outro país, estudando sem ter que trabalhar, não sei para os outros, mas para mim é algo novo e completamente surreal. Eu estou amando. Obrigada a todos que ajudaram a essa experiência acontecer! s2

Bom.. depois fomos à cidade para conhecer o Prefeito. Ele é um Sr. muito afetuoso e educado. Recebeu a cada um, quis saber nossos nomes e país de origem. Fui uma das últimas a chegar porque tive aula. Fomos em uns 7 depois da aula. Eles nos recebeu separadamente porque os outros já tinham ido. Quando eu disse que era brasileira ele ficou todo animado. Disse que a esposa adora o Brasil, que ele já veio umas vezes e disse algo sobre terem conhecido brasileiros numa reunião política na Espanha.
Fomos ver a vista da cidade da prefeitura, que me pareceu ser o maior prédio da cidade. Eu filmei, só acessar no Youtube.

Ele deixou que tirassemos fotos com ele. Tirei uma no telhado e depois umas 3 na sala dele. Eu estava meio atrasada tirando a camera da mala enquanto todos tiravam as fotos, então fiquei por último, e eu disse que tudo bem (afinal o cara não tem que ficar à nossa disposição, certo?) e ele disse: - "Ah, eu tenho que tirar uma foto com você! Brasil!".
Nem preciso dizer que ele me ganhou com essa. Fiquei toda feliz =)~
No final, quando ele se despediu de nós, eu o agradeci por nos receber. Quero dizer, eles recebem gente de fora o ano inteiro, e mesmo sendo algo comum para a universidade, ele faz questão de receber as pessoas. Isso é o máximo! Se fosse na Unisantos, o pessoal nem conhecer o Reitor ia... quanto mais o Prefeito. Anyway...

Eis uma das fotos (eu sentada na cadeira dele) e ele do lado.

Depois fomos ao supermercado Willy´s. Eu quis filmar eu fazendo compras, dizendo para mamãe ficar feliz porque eu não estava comprando porcaria e mostrando como é dificil entender o que você está comprando, quando um funcionário veio me abordar dizendo que não podia filmar. Fiquei tão triste. =(
Apaguei a filmagem junto a ele para ele ver que não estava com segundas intenções, expliquei que era do Brasil e que aqui não tinha problema. Ele disse que não podia por causa da concorrência, caso alguém estivesse filmando algo para copiar. Eu expliquei (de uma maneira respeitosa) que era estúpido pensar assim porque se alguém quiser roubar qualquer idéia é só ir ao supermercado, eles não vão barrar a entrada de ninguém.
O rapaz ficou sem jeito e concordou mas esperou eu apagar a filmagem. Eu fiquei tristinha...

Voltamos para casa, tudo bem!
Tem comida na geladeira. Coisas para café da manhã, para variar, que é o que eu gosto.

Aprendi que sempre que neva está mais quente. Para nevar tem que estar entre uns -5ºC a -17ºC, aprox. Acordamos e estava -22ºC, e a tarde, umas 16h (já estava escuro como se fosse umas 20h) nevou um pouco, a temperatura tinha baixado para -16ºC. Melhor. Sempre melhor.
Eu estou usando o tenis apesar de ter comprado a bota porque a bolha está me matando! Killing me softly... ... então hoje eu usei 3 meias - hahah - o pé parecendo uma bola, e ainda assim senti frio. Mas foi muito mais agradável do que os outros dias. Acho que estou me acostumando mesmo.

Tive que passar creme na cara! Nunca imaginei ter que fazer isso... Pois é! Ainda bem que ganhei cremes: valeu Nath e Amandinha!

Acho que é isso pessoas.
Amanhã tenho aula as 8h da manhã - das 8 as 15 (1h de pausa para o almoço).  =D Estou animada. Foi minha primeira lição de casa em inglês. Vamos ver como me saí.

Conto mais amanhã.
Bjs.

Video:
Visão da Prefeitura de Lulea
(no final do vídeo eu dou uma bela escorregada porque a sala é de madeira. eu quase caí na frente do prefeito. diz, não é a minha cara fazer isso?)

3 comentários:

  1. Fee...
    Estou super te acompanhando nessa viagem! Estou quase com vc aí... rsrs

    TE AMOO MUITOO MAMISS!

    ResponderExcluir
  2. Já li todos os posts e vi os videos...
    saudades
    lov u

    ResponderExcluir
  3. Nossa, todo mundo comentou cmgo essa história do prefeito....tava curiosa!! hahaha... Adorei!! Adorei tb meu nominho no seu post.. eeeee :)
    se cuida ai e enjoy ;)
    bjuus!!

    ResponderExcluir