terça-feira, janeiro 11, 2011

No limbo: Dia 0 - a viagem

Bom, hoje é o dia 0 porque é o dia da viagem - então, não estarei nem lá nem aqui, estarei no ar - no limbo! Dia 13, será o primeiro dia realmente. Tenho dito isso muito ultimamente... Acho que eu e o limbo estamos nos aproximando.

Limbos a parte, depois do cutucão da Profª Mestre e Diretora do Centro Acadêmico de Ciências Sociais Aplicadas (falei certo todo o título?), melhor fazer o blog. A verdade é que ela está certa, e se fosse minha tia com o microfone teria dito: você faz tudo em cima da hora, nunca vi tamanho desleixo.

Poxa, eu explico: a semana foi corridassa! Mas não vou aborrecer ninguém com isso.

A idéia do primeiro post seria um post de orientação para quem fará o intercâmbio. Passar no processo seletivo da UniSantos é fácil (não estou desmerecendo ninguém - leia até o final), então, como dizia, é fácil se comparado com o resto.

Em primeiro lugar, você precisa de um passaporte. Link para informações: - eu paguei, em setembro, R$160,00 para emissão. ainda tive que renovar o documento R$24,00 (as vezes eles encrencam com a foto, se você for muito novo) + fotos R$10,00

Assim que você sabe que ficará 6 meses lá, já aviso que até 3 meses não há necessidade de visto, acima disso, é preciso. Você se informa com o consulado da Suécia, onde o mais próximo é em SP. link para informações: . Essa é a página da Embaixada (Brasília) já direcionando os consulados instalados no país.

Com o passaporte em mãos, você precisa xerocar (3 jogos de xerox - todas autenticadas): passaporte + formulário de pedido de visto + documentos (RG e CPF) + Comprovante de Seguro Viagem + 3 Fotos 3,5 X 4,5. Encaminha para São Paulo, no consulado. Se estiver tudo certo, eles encaminham para Brasília.
Para a emissão do visto, você paga R$240,00 (em alguns convênios - como o Linneus Palm - há isenção da taxa).

Em Brasília eles farão a verificação de saldo (moneeeeeey baby!). Como funciona: você tem que comprar renda de R$7300 SEK por mês para o visto ser liberado (MAMOTA, né benhê! Quando você sabe e se prepara... tudo bem, já passei a fase do susto, do choro e da indignação). Caso não haja comprovação (ou seja, caso a bolsa não supere o valor esperado na soma), eles ligam para você e pedem que mande um comprovante bancário com o valor da diferença que falta para atingir a soma de 7300SEK x Nº meses que ficará lá.

Bom, se tudo isso der certo, SIMBORA !!!! Só tem que ir para SP buscar o passaporte..e tá tudo em riba!

A passagem são eles que encaminham. E já aviso que do valor da bolsa (o original que eles mandam e você pensa: opa, vai dar pra viver sem se preocupar)é descontado o custo da passagem de avião. Descontaram de nós (Thales e eu) 10000SEK. E eles não falam muito, mas o dormitório, apesar de ser da faculdade, tem um custo (aí você desconta da bolsa de novo!).


Por isso, o mais importante é: juntem dinheiro pessoal! Isso vale principalmente para o pessoal que quer ir no próximo ano. Juntem tutu. Eu não sabia, o Thales também não. É claro que ninguém vai morrer de fome, mas não sei se conseguiremos fazer tantas viagens pelas redondezas como queríamos.


Bom, é isso pessoal.
Com o passar do tempo, eu vou pegar a manhã de escrever melhor e objetivamente.
Bjs!

PS: O nome do blog é em homenagem à uma música do Deftones que se chama Be quiet and Drive. Ela fala sobre não se sentir inserido, próprio, provido da cidade natal ou da cidade em que se está. É um sentimento que tenho sobre Santos há muito tempo, mas que nunca foi preenchido por outro lugar (ainda). Eu estava na cabeça de fazer um blog chamado A viagem da Viagem. Mas! Opa! Alguém acertou, esse blog já existe e foi a Gisela quem fez, eu ia plagiar. Ainda bem que o google não permite. Acho que eu fiquei com o nome do blog dela na cabeça, e não me liguei que vinha da cabeça de outra pessoa e não da minha criatividade (que curiosamente, por quê será?, eu não tenho).
- São 03 da manhã, levanto as 6 para terminar de arrumar a mala. E o sono ainda não veio...

Primeiro post como psicóloga! =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário