segunda-feira, janeiro 17, 2011

Dia 6 - Shopping again

Oie!

Tá bom, essa coisa de escrever cansa. Você tem que estar afim de fazer isso...

Hoje acordamos cedo e fomos à faculdade para falar com a Academic Advisor, Anita Gärling, mas ela não estava. Falamos com a Inger e conhecemos a Karolina Parding, que nos ajudou com as passagens and stuff like that.
A faculdade é grande mesmo! Cada prédio tem aprox. 1200 salas! Acredita? Nem eu! =D A gente se perdeu lá dentro.... ^^

Bom, eu fiz uns vídeos, preguiça de postar.. escrevo aqui enquanto carrega.

Hoje eu sai de casa e esqueci de levar a mochila e o protetor labial. Podem ter certeza que não esquecerei de novo, nenhum dos dois. Gosto de pensar que a gente erra para aprender algo...então: lição de casa feita! O que ocorre é que aqui eles são ecologicamente corretos e eles não dão sacolas como no Brasil. Até tem sacola aqui, mas em geral, as do supermercado são ruins e se você tem muito peso, é melhor levar uma ecológica. Para as roupas e coisas assim eles não dão sacolas maravilhosas também não... então, não dá para colocar muito peso.

Hoje eu comprei um SUPER SUPER SUPER casaco (que me dá calor) por 75 SEK - tipo, R$20,00. Isso é o máximo. Mas a bota, não achei na loja de segunda mão, então tive que comprar novas. Foi um pouco mais caro, mas eu comprei em liquidação, e o pessoal tá falando que eu fiz um bom negócio. ^^ É bom ouvir isso!

Comprei uma caneca por R$1,50. Isso é legal. Aqui, meio que cada um usa sua própria caneca e sua própria "cumbuca" (o vocabulário brasileiro, com o passar do tempo, vai ficando pobre) - tigela! Mas tigela é o nome feito...

Bom, Camila, amiga, obrigada pelo casaco, mas vou deixar ele em casa descansando. Ele me ajudou muito por 5 dias, mas é lindo e eles pode descusturar, e eu não quer estragá-lo. Ele vai ficar no armário agora!

Chegamos em casa tão tarde... Estávamos cansados já! Jantamos juntos: Min Ion (eu acho que é assim) e Min sao (Koreanos), João Batista (Francês), Anja (Alemã), Thales e eu. Bem legal. O J.B (é como gosta que o chamem) cozinhou. O macarrão dele ficou no ponto e o molho tinha bacon, então não provei, mas o pessoal elogiou muito. Acho que o meu macarrão foi o pior até agora. Fica chato para a reputação da culinária brasileira... mas whatever. Quem sabe assim eu me livro da cozinha..^^
Bem legal. Quando jantamos juntos eu adoro! E é tão bacana, um intercambio cultural tão grande!!! Você aprende a não julgar nada, porque as coisas são como são culturalmente, e não porque (como as vezes pensamos) as pessoas são estupidas! É bem legal!

Bom, eu fiz 5 vídeos hoje! Descobri que meu negócio será fazer os vídeos e pronto! Melhor que fotos. E acho que dá a sensação que eu posso falar com meus amigos a qualquer momento. É ótimo!

Eu fiz dois videos (idiotas, ok...eu sei!) de quem não tem nada para fazer: o caminhão tirando gelo da neve. Eu não sei porque mas eu acho legal! Faz uns barulhos.. e é para vocês verem que a neve tem o lado chato também.. se não cuidar, toma conta. Como a chuva. Só que a chuva depois de um tempo escoa e a neve, não. Se eles forem esperar a neve derreter demora uns 5 meses (desde novembro quando começa até março quando inicia a derreter). E eu descobri que o monte de neve aqui de casa cresce sempre porque o cara coloca a neve sempre ali, então, fica sempre maior. =D
Nós vimos um monte de neve e nos jogamos. É gostoso (mas cuidado com a cara! Queima, mesmo depois que você tira o gelo dela, queima quase instantaneamente). Eu vou filmar, não dá para descrever somente, é muito engraçado. Quando o Thales se jogou na primeira vez (eu disse que duvidava e ele se jogou) eu dei muita muita muita risada. Eu gargalhei (isso é proibido aqui.. eu ainda não tinha gargalhado). Anyways...

Tem um outro vídeo da gente no Max. É tipo um Mc Donalds. É gostoso, mas não é a mesma coisa, obviamente. Lembra mais o Burger King. Filmei para vocês verem a gente comer. Sei que não é comiiiida de verdade, mas pensem assim: é o 5º dia, é como se estivessem de férias, daqui a pouco eles entram na linha.
Nah, hehehehehe. A verdade é que comer na rua é bem caro aqui, e vamos fazer almoço em casa. Essa é a idéia. Mas ficamos o dia na rua, então....

Fiz um outro vídeo, que eu AMEI fazer, que foi passear na rua com vocês!!! Vocês nem sabem, mas estavam comigo! Tão legal !!! Filmei pessoas na rua, Cancello. É verdade, -7ºC é quente aqui, mas as pessoas estavam na rua!
Vou ser honesta, nunca achei que diria isso: eu adorei ficar a -7ºC. Foi uma delicia. Teve uma hora que eu senti calor!!!! IMAGINEM ISSO. Não quer dizer que não é frio. É. Mas isso é para vocês imaginarem como é estar a -28.8ºC (Inger disse hoje que o record da cidade é -44ºC, acho que foi em 1964). E que no sábado, mais ao norte da cidade estava -32ºC. Isso quer dizer que, com certeza, pegaremos -32º a -35º esse ano.
So nice... I'm so excited! Uhu, you cant imagine!

Em alguns dias, será mais fácil para mim escrever em inglês. Olha a confusão:
- Falar inglês
- Pensar inglês
- Aprender Sueco
- Conviver com Espanhóis (um grupo, que fala em espanhol comigo)
- Escrever em Português
- Ouvir sotaque em inglês de Koreanos (difícil..)
- Tentar falar em francês com o francês
=D

E eu fiz o vídeo da faculdade, que eu mostro um pouco dos prédios e o motivo das cores. Quando der eu filmo dentro para vocês. =D

Gente, é isso! Vou dormir. Amanhã devo falar com a AA. Vamos ter uma festa a noite, festa dos países e devemos ir com algo do Brasil (tenho um pinguente e uma pulseirinha e só!). Vamos ver como vai ser...

Um beijo pessoas! Amo vocês!
Me!

Vídeo:
Carro de neve (casa)
Carro de neve (faculdade)
Faculdade
Almoço no Max
Indo para o KödeKorset

2 comentários:

  1. Seus vídeos estão dez!! A lanchonete MAX fica ao lado do cinema? Acho q passei por lá. Ia sugerir comerem na universidade. A comida é muito boa e não é cara. Vces não vão suportar seis meses comendo macarrão!!
    Gi.

    ResponderExcluir
  2. Oi! Você teima em me desmentir!!! Eu quase não via pessoas nas ruas, e fotografei-as desertas. Talvez este ano os luleanos estejam mais rueiros.
    Não achei muito caros os restaurantes orientais. Dava para comer bem e relativamente barato.
    Vocês não descolam uns tickets para comer na universidade, como a Gisela sugeriu? Tem até (arghhh!) versão vegetariana... Perguntem à Anita ou à Carolina. E continuem mandando notícias, que está muito legal. Beijos.

    ResponderExcluir