quarta-feira, fevereiro 09, 2011

Semana 5 - Skidåkning

Ah galeraaaa !!! =D
Vocês vão ter um pouco de trabalho daqui para frente! Vou começar a colocar mais coisas em Sueco. Assim eu pratico! ^^

Então, resumidamente:
Sábado - Jokkmokk. A cidade fica a 2h30 daqui, e é pequenininha mesmo. É uma vila na verdade. Muito muito frio. E adivinha, a primeira coisa que eu comprei foi...? Uma meia! Para o pezinho não congelar.
Não tinha muita coisa não. Talvez eu devesse ter ido antes. Muita roupa de frio. Comida - principalmente queijo e carne (bléca). E.. infelizmente, pele de animal! Tipo, desde o focinho até a cauda. Dava um nervoso de ver, meu Pai.
Eu fico com pena das pessoas que vão comigo, porque eu descobri que eu sei ser formidavelmente estranha, esquisita e chata quando eu estou com frio. E nem dá para comparar com as crianças, porque elas aguentam o frio melhor que eu. =/
E, tristeza, aqui o café deles é em geral fraco e eles quase não usam chocolate. Ou talvez, melhor dizendo, no Brasil nós usamos muito chocolate!
"Voltemo" para casa e não deu vontade de sair não. Só aqui, descansando. =P

Domingo - casa! Eu ainda estava ruim da gargante.  Portanto, sem academia. Estudei Svenska e morguei! Como é bom morgar. Tava desacostumada.
Novidade: levei meu primeiro tombo! Para os amigos próximos que estavam pensando quanto tempo eu demoraria para cair (principalmente primos, irmãos e Elen) - tá aí, quase 1 mês depois! Muito bom! Obrigada!!! Foi entrando na lavanderia, com a Lynds e eu só consegui gargalhar. Foi legal, praticamente voei! Imaginação pode funcionar para vocês.
(Bom, para ser honesta, eu ainda vou dormir meia-noite e acordo as sete da manhã. Talvez para não perder o hábito).

Segunda - SportHallen (Gym / Academia). Yeah! Eu estava muito melhor, e fui para academia! Fiz o que chega mais próximo de lambaeróbica que aqui se chama Aerobic Dance. A professora é uma fofa! Acho que fica ainda mais fofa porque ela fala em sueco e eu não entendo NADA! =P
Em meia hora tava quase esgotadinha. Foi uma hroa de aula, bem legal! Semana que vem estou lá!
Aqui para ir numa aula você precisa agendar porque tem limite de alunos. Agendei coisa a semana inteira já! =P
(Ah! Importante - se você não desmarca e não vai, eles te mandam um email avisando que na próxima vez, eles vão cobrar! 50K (aproximadamente 18reais por aula perdida).
Ditato de sueco valendo nota. Acho que eu tirei 9,0. Fiquei felizinha! Yay!

Fotinho de um dia comum de aula: eu + fichário + café + mesinhas + cookies   =D


Terça - Skiing! Sim, sim. A semana estava indo bem, mas nossa, ficou muito melhor! Eu esquiei - lá lá lá! Tão legal! Quando os meninos convidaram a gente para ir aceitei na hora! Opa, no way que eu vou perder a chance de esquiar! Lá lá lá. Vim para casa saltitante! (dá para ver pelos excessivos pontos de exclamação) Aí a Lynds (Canadá) me emprestou a calça dela e a luva dela - próprias para esquiar - para eu não virar presunto. Lá fui eu!
Como eu joguei tudo na mala, no carro eu só fui arrumando a mochila, evitando pensar em qualquer outra coisa. Os meninos falam em sueco entre eles, então foi mais fácil ficar quieta - olhando a janela. Pegamos o resto do pessoal em outra parte da universidade e fomos. 11 pessoas em 2 carros. Um mix internacional: 3 suecos, 1 brasileira (moi!), 1 espanhola, 6 koreanos. As vezes eu nem tinha que fazer esforço para interagir - koreanos falando em koreano, suecos em sueco e eu boiando com a Marta (Espanha). So nice!
Anyway...
Quando chegamos no lugar (eu vou achar fotos e postar depois - preciso perguntar o nome do lugar que a gente foi) eu quase me arrependi. 3 pistas de esqui gigantes! (Ok, nem eram gigantes, mas para mim, pareciam amedrontadoras!).

Achei a foto: eis o que eu vi:

Entramos para alugar os skiis e os snowboards, Marta me ajudou com o meu. O legal dessa parte é que você anda como o IronMan. A bota não deixa você mexer o tornozelo, então você levanta e arrasta a perna. É o máximo de engraçado - no começo - e o máximo do cansaço - no final.
Vou tentar resumir, ok?
Um total de 2h30 - desci a pista 4 vezes - caí umas 4 e capotei umas 2. Muito bom para mim certo? =P
Acho que seria interessante apresentar as pessoas agora: os suecos que nos convidaram para ir são 3 - Andreas, Björn e Daniel. (espero que o nome do Andreas esteja correto). Björn me ajudou com a primeira descida. Acho que ele levou a pior. Eu estava infeliz! Não queria descer. Se não fossem os suecos tão quietos e sérios eu teria dito: posso descer de esquibunda? É! De bunda mesmo: sentar e descer, sem perigo! Mas, não, tive que enfrentar a bichinha. Let´s go!

Eu acho que ele nunca vai ler isso aqui, então posso falar: eu não ouvi quase nada do que ele disse. Hahahaha! De verdade. Ele explicava e eu rezava! Deus, me ajuda! Deus, quero chegar sem nada quebrado. Acho que eu falei mais com Deus naquele momento do que em todas as noites aqui. Mas a cara tava séria, como se eu estivesse compenetrada, entendendo! Demorou uns 30 minutos para eu descer. Na primeira caí umas 3 vezes, ou seja, metade dos tombos na primeira. Sem dúvida, a mais difícil. Cheguei lá embaixo exausta. Eu estava com as pernas, o tronco e o maxilar doendo. Tudo, tudo doía. Quis dar um tempo. Mas, e principalmente, porque eu estava me sentindo meio culpada por fazer o Björn gastar dinheiro só para me ensinar.

Ele foi para outra pista com o Daniel e depois de um tempinho razoável, Daniel veio se oferecer para ajudar. O bom foi que eu estava mais feliz, então estava mais solta e aberta para aprender. Eu fiquei observando as crianças durante o tempo em que parei e vi como elas faziam. Sem brincadeira, elas me ensinaram um bocado.    Se você tem medo é pior. Tem que agir por instinto e tem que querer estar lá. Elas simplesmente vão! E pronto! Tinha um menino de uns 5 anos muito muito feliz de estar ali e ele estava indo super bem! Melhor que eu, com 24! Criei coragem. Lá fomos nós!

Eu aprendi a frear melhor e a controlar melhor a direção. Ainda não sei virar, mas sei ir reto na direção que eu quero, o que antes eu não conseguia. Eu só ia, ia, ia e não parava! Aprender a frear é a melhor parte de todas, porque você consegue controlar alguma coisa. Na ultima vez que descemos, eu já tinha coragem para ir sozinha e direto no último trecho (tipo 1/3 do final).
Os capotes foram engraçados. Eu sou melhor indo para a esquerda do que para a direita. Então capotei com o Daniel indo para a direita sem conseguir frear. Estou com um dedo roxo e a perna esquerda dolorida. Obviamente, eu rolei (nós rolamos) uns 3 metros para baixo. Da outra vez, eu não consegui frear e fui de encontro, tipo STRIKE, no Daniel. Eu fiquei com pena dele dessa vez. Eu só vi os meus esquis por cima da cabeça, rolando. Foi engraçado e menos dolorido. E, o melhor, eu estava feliz de estar ali. O medo tinha passado então foi ótimo. Cheguei em casa toda saltitante e blá blá blá! Queria contar para todo mundo como foi.

Tamanha emoção que não senti frio até chegar dentro da estação de esqui. Muito bom. Quero ir hoje de novo. Mas não vou, obviamente, essa semana porque:
1. Estou quebrada. Esquiar exercita mais que a academia!
2. Descobri que eu preciso de mais força abdominal (para levantar quando capoto) e menos peso ajudaria muito para um melhor desempenho
3. Tenho provas (alias, preciso voltar a estudar)
4. Os meninos não estarão aqui.

Eu devo ir numa viagem da universidade para esquiar! Aí eu conto mais, mas só semana que vem.
Estou atrasada, tenho que encontrar o Thales.

Hej då!




3 comentários:

  1. Ai esquiar deve ser uma delícia.... tirando as partes dos tombos e tal.
    Saudades
    Bjs Fezoca

    ResponderExcluir
  2. Oi Feeee. To adorando ler suas aventuras. É muito bom ter notícias suas e ver que está curtindo bastante.
    E quanto aos tombos.. são só mais uns pra lista, quando tiver numa mesa conversando.. contando que às vezes você cai.. hihihi
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. As fotos e os vídeos fazem toda a diferença!!!
    Estou adorando.

    Beijinho

    ResponderExcluir